


Desde 1º de julho de 2025, diplomas de cursos superiores emitidos em papel perderam validade jurídica no Brasil, sendo substituídos obrigatoriamente por versões digitais, conforme determinação do Ministério da Educação (MEC). A medida visa aumentar a segurança, evitar fraudes e facilitar o acesso ao documento, que agora conta com assinatura digital, carimbo do tempo e verificação por QR code ou link. Embora ainda seja possível solicitar uma versão impressa, esta terá apenas valor simbólico.

A estudante brasileira Patrícia Honorato Moreira, de 25 anos, foi premiada na Conferência Internacional de Computação Científica (PASC), na Suíça, com o título de melhor pesquisa de graduação por desenvolver uma plataforma baseada em inteligência artificial capaz de prever a recidiva do câncer de mama a partir de dados de hemogramas. O projeto, desenvolvido no Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp), deve ser implementado no SUS em até um ano.

O ex-presidente Jair Bolsonaro classificou como uma "suprema humilhação" a decisão do STF que determinou o uso de tornozeleira eletrônica e outras medidas restritivas contra ele, no âmbito de um novo inquérito. Após colocar o equipamento em Brasília, Bolsonaro declarou ter sido surpreendido pela presença da Polícia Federal em sua casa e negou ter intenção de fugir do país ou buscar abrigo em embaixadas. Em entrevista à Reuters, ele afirmou ainda prever sua prisão até agosto.